A.png
A-.png
IMG_6205

II Simulação da ONU do CECB põe em debate o tema Terrorismo

O Centro Educacional Católica de Brasília (CECB), em parceria com a Universidade Católica de Brasília (UCB), realizou, nos dias 20 e 21 de maio, a II Simulação da ONU. O objetivo é promover o desenvolvimento acadêmico, as habilidades individuais de oratória, negociação e contribuição para a integração social dos jovens e adolescentes.

A ideia partiu dos universitários do curso de Relações Internacionais da UCB e dos membros do Núcleo de Simulação e Negociação Internacional (NUCSI). Juntos, eles trabalharam para que os estudantes do CECB compreendessem melhor e praticassem as teorias da política internacional. O assunto escolhido para a Simulação deste ano foi: A ascensão de grupos terroristas no século XXI. A sugestão do tema veio dos próprios alunos.

À frente do projeto, o coordenador Bruno França destacou que um dos grandes intuitos é simular uma conferência da ONU, além de levar aos alunos experiências inovadoras. “Acho que para a vida desses jovens o ganho é significativo. Eles passam a conhecer outros tipos de cultura”, disse. O coordenador também se demonstrou muito satisfeito com o engajamento dos alunos com a proposta: “Eles entraram de cabeça, estudaram o país que iam representar. Procuraram entender o posicionamento de cada país acerca da temática do evento e ainda vieram caracterizados com os trajes típicos”. O evento também é uma maneira de aumentar a visão dos estudantes em relação ao mundo que os cerca.

O projeto passou por uma preparação que durou em torno de um mês. Ele foi dividido em três etapas de capacitação, na primeira foi explicado o significado da simulação, sua estrutura, o que é ser um delegado e o que eram as monções. Na segunda, foi realizada uma aula bem ampla sobre o assunto Terrorismo, que contou com a presença dos professores Giuliano Bittencourt e Carlos Escórcio. A última capacitação foi para que os estudantes observassem os cursandos de REL em uma simulação, sendo possível entender melhor como ela funciona. Durante a simulação, todos os alunos exerceram papéis de delegados, representando 29 países. Enquanto isso, os estudantes do curso de Relações Internacionais atuaram como secretário-geral e diretores de comitês.

Representando o país da Nigéria e eleita como uma das melhores delegadas da Simulação, Esther Back, do 2º ano, contou que esse projeto foi uma grande oportunidade: “A simulação acrescentou muito na minha vida, pois aprendi a me pôr no lugar do outro e vê a situação que eles estão passando. Nos tornamos mais humanas e dispostas a querer ajudar mais”.

Coordenadora do Curso de Relações Internacionais, Rosana Tomazini também falou sobre a questão da alteridade e conversou com os alunos a respeito da importância de conhecerem outras culturas: “Isso é válido para qualquer ambiente de trabalho. Para vocês argumentarem, vocês precisam entender e conhecer o outro”, enfatizou.

A Diretora-Geral do CECB, Maria Ireneuda Nogueira explicou que esse projeto ajuda a fortalecer o protagonismo dos estudantes e a sua interação com o mundo: “Durante o simulado eles aprofundaram os conhecimentos nas diferentes nuances culturais, construíram propostas de combate ao terrorismo, mas tudo isso só terá valor se aprenderem verdadeiramente a aplicar todo o conhecimento na construção de uma sociedade mais justa e solidária”.

O encerramento do evento ficou por conta da banda Dog Savana, que tem como baterista o professor de Biologia do Ensino Médio, Humberto Malheiros. O som divertiu toda a garotada.

Feira das Nações

Voltada para os alunos do 9º ano, a Feira das Nações aconteceu no dia 21/05. O objetivo era proporcionar aos alunos a experiência da primeira participação em uma simulação da ONU.

No ginásio do CECB, os estudantes montaram estandes representando seus respectivos países, onde puderam estudar e buscar entender sobre a sua cultura e curiosidades.

Sobre a Feira, Bruno França comentou: “a Feira das Nações teve um viés mais cultural, até por que o Ensino Médio já estava trabalhando com o lado político, econômico e social”.

 IMG_5657 IMG_5660 IMG_5678 IMG_5706 IMG_5723 IMG_5749 IMG_5752 IMG_5766 IMG_5810 IMG_5877 IMG_5886 IMG_5955 IMG_5962 IMG_5965 IMG_5971 IMG_5976 IMG_5987 IMG_5991 IMG_6006 IMG_6009 IMG_6020 IMG_6045 IMG_6073 IMG_6080 IMG_6155 IMG_6170 IMG_6175 IMG_6186 IMG_6190 IMG_6201 IMG_6203 IMG_6205 IMG_6217 IMG_6231 IMG_6281 IMG_6297 IMG_6318 IMG_6324 IMG_6347

Notícias Recentes

MUPI BANNER COLÉGIO - 600X600

UBEC ANUNCIA 2º EDIÇÃO DO PRÊMIO MUPI

Design sem nome

Solidariedade em pauta

Correio

Aula de Geografia do Colégio Católica Brasília foi tema de pauta no jornal Correio Braziliense

WhatsApp Image 2023-07-27 at 12.00.30

Roda de Conversa – Libertar Pensamentos: Colégio Católica Brasília promove projeto de desenvolvimento socioemocional aos estudantes do Ensino Médio

Falando nisso...

Please select listing to show.
A.png
A-.png
Pular para o conteúdo