IMG_8713-scaled

Celebração de Ação de Graças marca o Tempo Jubilar da UBEC

No dia 12/08, na Universidade Católica de Brasília (UCB), celebramos os 50 anos da União Brasileira de Educação Católica (Grupo UBEC).

O evento, inspirado na memória, presença e profecia da trajetória cinquentenária da instituição, reuniu os membros dos Conselhos das Associadas e de Administração da UBEC, reitores, diretores e educadores das instituições de ensino superior, dos colégios e do escritório central, e pôde ser acompanhado, virtualmente, pelas equipes docentes e administrativas que atuam em outros estados.

Durante a celebração, o Grupo UBEC prestou homenagem aos fundadores que iluminaram o início a trajetória de cinco décadas da instituição: São João Batista de La Salle, São Gaspar Bertoni, São Marcelino Champagnat, São João Bosco, Santa Maria Mazzarello e Josephus Cornélius Marie De Man. Segundo o presidente do Conselho das Associadas da UBEC, Ir. Olavo José Dalvit, a oportunidade é tempo de relembrar a coragem dos coirmãos e coirmãs que se sentiram desafiados em construir o projeto intercongregacional que é a UBEC. “Ao celebrar 50 anos, é necessário lembrar desses irmãos visionários que buscaram soluções para necessidades que os preocupavam. Eles constataram uma necessidade, uma carência formativa e educativa e construíram um projeto comum. A memória do passado ilumina e nos abre os olhos para o momento presente”, afirmou.

Ao conduzir a Celebração, o provincial salesiano e membro do Conselho das Associadas da UBEC, Pe. Natale Vitali Forti, também fez menção à herança carregada por todos os educadores do Grupo UBEC e à missão de encarnar a palavra de Deus, os valores cristãos e fazer do mundo de hoje o Seu reino. “Inspirados pelos nossos Santos Fundadores, fixamos nossos sonhos em Jesus para aprender dele como realizar nossa missão de hoje: a educação é a nossa Galileia, é o campo de missão na qual trabalhamos impulsionados pela força do Espírito Santo. De educar, ensinar e semear”, apontou.

Em mensagem destinada às Unidades de Missão, que compõem a UBEC, e aos educadores, o presidente do Conselho de Administração, Pe. Geraldo Adair da Silva, agradeceu a cada um pelo cuidado, presença e pertinência. “Agradecemos por representarem a vida e concretude da nossa missão nas Unidades de Missão. Vocês são sal e luz, são aldeias educativas cheias de vida, esperança e sonho. As vidas que permeiam as Unidades de Missão são a razão da nossa existência na sociedade. Que a luz de cada um irradie ainda mais forte, aqueça mais corações e ilumine mais horizontes”, completa.